Elaborada pela Youpix, a pesquisa “ROI & Influência 2019” nos mostra que 94% das empresas que usam marketing de influência afirmam que as ações com influenciadores são efetivas, mesmo assim, muitas ainda têm dificuldade de mensurar os resultados e 66% gostariam que o tracking das campanhas fosse melhor (de acordo com um estudo realizado pela Influencer Marketing Hub).
Sendo assim, como se pode ser mais assertivo na escolha de criadores e influenciadores? Como uma marca deve avaliar e trabalhar com esses produtores de conteúdo?
A Influenty quer te dar 5 dicas que vão melhorar a procura e a escolha dos influenciadores ideais para uma campanha, essas dicas são de um especialista no tema, Leandro Bravo, CMO e co-fundador da Cely, startup que criou a primeira plataforma de marketing de influência com programática do mundo.
1 – Defina o público-alvo da campanha
É essencial entender qual público deve receber a mensagem para, então, escolher um influenciador que fale com aquele público determinado. Querer falar com “todo mundo” pode não dar certo, por isso invista em Marketing de Influência!

2 – Avalie se a campanha tem fit com o influenciador
Jamais esqueça de, em primeiro lugar, consumir e avaliar bem o conteúdo de um influenciador. A campanha a ser feita tem relação com as postagens dele e é algo presente no seu dia a dia? Tenha cuidado se, mesmo falando com quem você quer atingir, o influenciador não tiver sinergia alguma com a marca ou a mensagem que será transmitida.

3 – Use buscas por tags e opte pelos “mais relevantes”
Ao procurar um influenciador no Instagram, por exemplo, buscar por meio de uma tag com uma palavra-chave do seu produto ou serviço é uma ótima opção! Nessa pesquisa, opte pelos “mais relevantes”, ou seja, aqueles com um retorno melhor de likes e engajamento.

4 – Humanize a comunicação
O influenciador precisa ter um espaço para suas ideias, sua voz e sua sensibilidade nas campanhas. A comunicação humanizada aumenta significativamente o potencial de compartilhamento. Por isso, evite que as campanhas sejam totalmente determinadas pela própria marca.

5 – Faça uma proposta ao influenciador de forma atrativa
É importante que o trabalho do influenciador seja valorizado na hora da proposta, mostre que você está verdadeiramente interessado no projeto dele e que a campanha vai gerar resultados para ambos os lados!

Fonte: www.revistalivemarketing.com.br