Setembro é um mês que, além de abordar a luta contra o suicídio, também marca a inclusão de pessoas com deficiência, e por isso é também chamado de Setembro Verde.

E por que só postamos agora sobre esses temas?
Porque não queremos nos focar no mês em questão, mas trazer essas discussões em qualquer momento, sempre que necessário!

Seguimos…
De acordo com o Folha de São Paulo, que realizou em 2021 uma matéria sobre a dificuldade dos influenciadores com deficiência encontrarem espaço na publicidade, há uma representatividade muito baixa para eles, visto que poucas marcas convidam as pessoas com deficiência para fazer parte de suas campanhas.

Em 2020, a consultoria Elife e a agência SA365 realizaram um estudo de 1.900 postagens de 50 marcas diferentes. Na pesquisa foi concluído que as pessoas com deficiência participam de aproximadamente apenas 1% dos anúncios publicitários no Brasil, sendo que nosso país possui cerca de 46 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, ou seja 24% da população!
Quando se trata desse assunto, o que podemos ver é falta de visibilidade para os influenciadores com deficiência, e isso precisa ser mudado.
Em São Paulo, no dia 13 de setembro deste ano, foi apresentada uma pesquisa chamada “Criadores com deficiência: quem são, onde criam e como monetizam”, durante o YouPix Summit 2022, o maior e mais relevante evento de influência e creators da América Latina.
Nesse estudo, grande parte dos entrevistados (93%) relatam que o mercado publicitário não é inclusivo com PCD, mas isso não tira desses influenciadores a vontade de compartilhar sua vida e continuar lutando pela visibilidade.
Hoje poucos creators com deficiência possuem um grande número de seguidores nas redes, e a pesquisa apresentada também revelou que 60% dos participantes nunca fizeram parte de uma campanha paga por alguma marca. A maioria dos PCD se auto representam ao invés de serem representados por alguma agência, e mais da metade ainda não ganha dinheiro com a produção de conteúdo.
Isso não é um assunto relevante somente no Setembro Verde, mas todos os dias! Nós, como pessoas que atuam no meio digital, precisamos nos conscientizar da importância que há na inclusão. A influência é um lugar para todos!
A Influenty está junto nessa luta, e você?