Para conquistar novos clientes ou anunciar novidades, muitas marcas tem decidido trabalhar com criadores de conteúdo. Nesse meio, ainda há muitos erros do marketing de influência sendo cometidos, e nós da Influenty queremos te mostrar quais são e como evitá-los!

Segundo um estudo publicado pelo Influencer Marketing Hub, este tipo de campanha teve uma alta nos últimos anos. Mesmo com tudo que vivemos, a expectativa é de que o setor movimente $ 16,4 bilhões de dólares em 2022.
No Brasil, o acesso ao mundo digital vem crescendo cada vez mais, e os influenciadores digitais têm atuado mais no que nunca. De 2019 até 2021, o percentual de brasileiros com acesso a internet foi de 71% para 82%, de acordo com a TIC Domicílios (Tecnologias de Informação e Comunicação).

O poder do marketing de influência tem acompanhamento esse crescimento da conectividade no nosso país, algo comprovado por um estudo do Statista, que nos mostra o Brasil como o primeiro no ranking mundial de pessoas que fazem alguma compra influenciadas por um criador de conteúdo.
Vejamos agora os erros que não podemos cometer ao trabalhar com o marketing de influência.
1 – Não trabalhar com as métricas certas
Ser guiado por palpites ou apenas pelo número de likes ou comentários não é uma estratégia muito eficiente. Isso não traz um panorama real da situação e diminui as chances de acerto, fazendo com que escolhas importantes sejam feitas sem uma base sólida de conhecimento. Existem muitas métricas interessantes disponíveis, busque conhecer e guiar-se por informações concretas!

2 – Não corrigir a rota no meio do caminho
Sabemos que ajustes são necessários em todas as situações. Conforme percorremos um caminho em direção à um objetivo, muitas vezes podemos corrigir até mesmo algo que esteja dando certo, para que os resultados sejam ainda melhores. Essa ideia pode e deve ser aplicada no marketing de influência. Enquanto acompanhamos em tempo real o desenvolvimento, é possível ver se tudo está ocorrendo conforme o esperado e ajustar aquilo que é necessário aprimorar.

3 – Opinião pessoal acima de dados
Todos temos uma opinião sobre diversos assuntos na vida, mas isso não significa que devemos levá-la em consideração o tempo todo, principalmente no marketing de influência. É arriscado ser guiado pela percepção pessoal, pois muitas vezes ela vai contra os que os números estão mostrando naquele estante, levando em conta o crescente uso de dados e informações seguras. Faça uma análise racional e pautada em dados, isso te ajudará a tomar melhores decisões em todas as fases de uma campanha de marketing de influência. Lembre-se que tudo deve ser embasado e sustentado em algo concreto!

4 – Não criar junto com o influenciador
Na hora de criar uma campanha de marketing de influência, um dos maiores desperdícios de criatividade feitos por uma marca é enxergar um influenciador digital como apenas um contratado. Os criadores de conteúdo podem colaborar muito para o desenvolvimento da ação e apresentar insights que agregam muito no final, isso porque eles entendem bem a linguagem e conhecem o público. A vantagem de quem percebe isso é muito maior!

É importante aprender com cada erro cometido por você ou por outros, muito mais do que conhecê-los. Isso faz parte do processo de tudo aquilo que desenvolvemos, e no marketing de influência não é diferente, pois é um campo de ampla evolução.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br